Semana passada, a União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (UNIPONTAL) prestou uma homenagem especial a uma das “lendas vivas” do rodeio brasileiro, Tião Procópio, em Brasília. A homenagem é um reconhecimento a sua inestimável contribuição para o rodeio nacional. Figura emblemática da modalidade de montaria em touros, Tião foi um dos responsáveis por transformar o rodeio no Brasil, elevando-o a um novo patamar de profissionalismo e reconhecimento internacional.
Sua trajetória inspirou a autora Glória Perez na criação da novela América (2005), exibida pela Rede Globo, onde o personagem principal, interpretado por Murilo Benício, reflete aspectos da vida de Tião. Em 2017, foi homenageado pelo programa Vídeo Show por sua influência na teledramaturgia e no rodeio nacional.
Atualmente, Tião Procópio segue atuando como juiz de rodeio, compartilhando sua experiência e contribuindo para o desenvolvimento e a profissionalização do esporte no Brasil. Seu legado foi eternizado em arenas de todo o país e, agora, também reconhecido pela Unipontal, em Brasília, reafirmando sua importância na cultura e tradição do rodeio brasileiro. Tião Procópio foi campeão do rodeio aqui de Novo Horizonte no ano de 1.985. Foto: Divulgação (Alvani)