Depois dos vexames dos anos de 2020 e 2022,quando a equipe foi eliminada na primeira fase da competição finalmente o Grêmio Novorizontino deu fim a mais um tabu. Jogando no último dia 27 de fevereiro em Cariacica, no Espírito Santo, o Tigre do Vale de virada venceu o Rio Branco pelo placar de 1×3 com dois gols de Marlon e um de Robson.
E agora na segunda fase que ocorre entre os dias 5 e 12 de março o Grêmio estará enfrentando o Operário de Vargem Grande/MT quê surpreendentemente eliminou o favorito Sport Recife nos pênaltis por 4×2, após empate no tempo regulamentar de 0x0.
Mais do que uma expressiva vitória fora de casa, a classificação gremista para a segunda fase da Copa do Brasil estará rendendo uma milionária premiação que em muito ajudará os cofres da equipe.
Por ser time participante da Série B do Brasileirão a CBF estipulou que o Grêmio só por este jogo no Espírito Santo faturou R$ 1.378.125,00 e para o jogo diante do Operário, independente de vencer ou não irá faturar mais R$ 1.543.500,00.
A Copa do Brasil teve o seu início com 92 times e o Botafogo, Palmeiras, CRB, Cruzeiro, Fortaleza, São Paulo, Internacional, Corinthians, Bahia, Santos, Flamengo e Paysandu entrarão apenas na terceira fase, etapa que marcará o início dos confrontos de ida e volta. Foto: Ozzair Jr (Alvani)