SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E MOVECA ATUAM POR PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Penápolis e a entidade Moveca (Movimento Vestindo a Camisa) tem proporcionado a realização de um trabalho sistêmico de atenção a pessoas em situação de rua no município.

Conforme explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Pedro Sanches, a cidade possui um Serviço Especializado em Abordagem Social.

“Esse serviço funciona com o objetivo assegurar o trabalho social de abordagem e busca ativa, visando identificar nos territórios a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras situações de vulnerabilidade”, contou ele.

Ainda de acordo com Pedro, a política pública deve garantir o acesso aos direitos e o respeito à dignidade das pessoas.

“Temos um fluxo de trabalho já construído que engloba muitos outros órgãos, formando uma rede de amparo a essas pessoas. Existe uma estimativa flutuante dessa clientela no município, variando de 40 a 50 pessoas por mês”, revelou o secretário.

“É um público diverso, porém formado na maioria por pessoas do sexo masculino e com origem no próprio município, que perderam o vínculo familiar por questões como álcool e demais drogas, prostituição, entre outros problemas. São pessoas, em grande parte, que não desejam retomar a convivência com familiares, e apesar de não ser o ideal, temos que respeitar pois esse é um direito que cabe a elas”, relatou.

“Mas o que nos é permitido fazer, dentro da legislação e do aspecto humano e assistencial, temos cumprindo com muita seriedade e profissionalismo”, garantiu Sanches.

Casa de Passagem

Além do Serviço Especializado em Abordagem Social, o secretário também citou que o município oferece a esse segmento, o serviço da Casa de Passagem. O local é destinado a pessoas em situação de rua que pernoitam em praças e também aquelas que têm hábitos itinerantes, viajando frequentemente entre as cidades.

“Na Casa de Passagem, que é gerida pelo Moveca e conta com o apoio da Prefeitura, as pessoas podem dormir, tomar banho, almoçar e jantar”, disse.

O secretário destacou, porém, que frequentar o local é um direito dessas pessoas em situação de rua, entretanto não é possível obrigá-las. “Durante a abordagem os técnicos buscam encaminhar o público de rua para o serviço, mas em muitos casos não há sucesso”, acrescentou.

“Existe o fato de que no local vigoram algumas normas a serem cumpridas, especialmente relacionadas à pandemia, com os devidos protocolos, além de horários, entre outros. Infelizmente isso às vezes causa resistência”.

Casa de Estar

Outro serviço prestado para o segmento da população em situação de rua é a Casa de Estar. O programa é responsável por acolher em forma de moradia os adultos e famílias em situação de rua.

“É oferecido abrigo, alimentação e atendimento social e psicológico, além de encaminhamento às unidades de saúde e outros serviços disponíveis”, assegurou .

“Na medida do possível estamos empenhados na causa, executando tudo o que prevê a política pública da Assistência Social, sempre contando com a parceria fundamental do Moveca”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Social de Penápolis.

Secom – PMP

SKY

Quer ficar por dentro das notícias do Brasil e do mundo?

Aproveite a promoção SKY por tempo limitado da melhor programação em Alta Definição e tenha filmes, séries, desenhos, esportes, documentários, notícias, curiosidades, canais variados e muito mais no conforto de sua casa e com sua família. Ligue grátis agora e conheça nossas promoções no 0800 303 4004.
SKY. A gente se diverte junto!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *