Após o fechamento do período de transferências legais de um partido para o outro, que ocorreu no mês de março, tivemos uma situação bastante atípica em Novo Horizonte.
Os partidos Republicanos e PSDB, tiveram a migração de vários vereadores para suas legendas.
No Republicanos, que contava apenas com o Vereador e Presidente Beto de Souza, recebeu a transferência de mais três vereadores, que foram, Amilcar Raphe (o primeiro a sinalizar a transferência desde o ano de 2019), Douglas Alex Pedro e Nelsinho Luiz (os dois últimos, decidiram mais recentemente).
No PSDB, que já contava com os vereadores Dr. Roberto e Tiago Marins, agora recebeu a adesão do Presidente da Câmara, Cleber Gaúcho, Ivone Ruiz e Lúcia Andreotti (esta última suplente, que assumiu a vaga recentemente com o afastamento de Tiago Marins).
Os dois partidos juntos somam 8 vereadores do total de 13 cadeiras, seguidos de PSL que de zero passou a ter dois vereadores, que são Jair Gordo e Pastor Celso, o PL recebeu a vereadora Sônia Canato e o PTB e PT continuam com os vereadores Leandro Lança e Ideval do Sindicato respectivamente.
É a primeira vez que o Republicanos tem mais que um vereador em um mesmo mandato, que com o crescimento nacional da legenda nos últimos anos, tem uma grande tendência de crescimentos regionais também. Já o PSDB um partido tradicional já teve mais de um vereador, que é o caso atual por exemplo, mas o fator interessante que deve se destacar é a reforma política que ocorreu recentemente extinguindo as coligações partidárias em âmbito proporcional, sendo assim muitos partidos tendem a desaparecer na maioria dos municípios do país fazendo com que muitos políticos deixem suas legendas tradicionais.
O Presidente do Republicanos Beto de Souza disse” que a vinda dos vereadores traz um grande ânimo para a legenda, pois, as eleições tendem a serem cada vez mais complexas e tendo mais mentes experientes no grupo os debates e constituições de ideias serão enriquecidos”.
Já o Presidente da câmara e um dos atuais novos filiados ao PSDB disse “que sua ida ao PSDB sempre foi um sonho, por toda a relação que tinha com o partido e que sabe que os desafios da gestão pública só serão enfrentados a altura se tivermos bons grupos de debates internos”.
Ambos representantes questionados sobre as diretrizes de como votarão seus partidos em projetos do legislativo, foram unanimes em dizer que os vereadores tem livre arbítrio para votarem de acordo com suas prerrogativas, mas uma coisa é certa, todos os 13 sempre votarão em benefício de Novo Horizonte.
Nas próximas edições explanaremos as ideias dos demais partidos que compõem nossa câmara municipal, além fazer uma análise global das eleições de 2020.(ASL)
Quer ficar por dentro das notícias do Brasil e do mundo?
Aproveite a promoção SKY TV por tempo limitado da melhor programação em Alta Definição e tenha filmes, séries, desenhos, esportes, documentários, notícias, curiosidades, canais variados e muito mais no conforto de sua casa e com sua família. Ligue Grátis e Assine Agora 0800 303 4004.
SKY. A gente se diverte junto!