No último dia 27 de maio, com a presença do prefeito Fabiano Belentani,do Diretor de Agropecuária e Piscicultura, Carlos Pagani Netto e pecuaristas e produtores rurais, Novo Horizonte deu um passo importante com o lançamento oficial do Serviço de Inspeção Municipal de Origem Animal (SIM).
Este, que teve sua primeira lei estabelecida em 1995, sendo posteriormente renovado pela lei 6.044/2024, está sob a gestão da Diretoria de Agropecuária e Piscicultura, abrangendo todo o território municipal. O SIM é responsável por realizar a inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal. Com a nova lei, todos esses produtos, com ou sem adição de vegetais, precisam passar por uma fiscalização prévia para garantir a qualidade e segurança, incluindo aqueles em trânsito pela cidade.
É relevante ressaltar que Novo Horizonte faz parte do Consórcio Intermunicipal do Centro do Estado de São Paulo (CICESP), e a recente Resolução nº 04, de 24 de agosto de 2023, regulamentou o serviço de inspeção a ser executado pelo consórcio. Isso fortalece a fiscalização e a qualidade dos produtos de origem animal não só em Novo Horizonte, mas em toda a região. Fonte :D. Comunicação/PMNH (Alvani)