Os vencedores do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), fora anunciados na noite do último dia 5 de agosto, em São Paulo. no Teatro Sérgio Cardoso .Iniciada em 2024, a premiação tem como objetivo eleger destaques editoriais científicos. Além da estatueta do Jabuti Acadêmico, os autores recebem um prêmio no valor de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas também ganham a tradicional estatueta.
Os melhores foram escolhidos por meio de um conselho curador e 78 jurados
O evento foi realizado no Teatro Sérgio Cardoso, no bairro do Bixiga e além dos premiados reuniu grandes nomes do cenário nacional como a presidente da CBL, Sevani Matos, o curador Marcelo Knobel, imprensa de todo o pais e além de uma apresentação do Coral Heliópolis, do Instituto Baccarelli.
Entre os premiados tivemos um filho de Novo Horizonte, o professor José Carlos Barbieri, premiado com o Prêmio Jabuti na CategoriaAdministração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo: Inovação e desenvolvimento sustentável: da inovação convencional à ecoinovação sustentável (Blucher).
Criado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Prêmio Jabuti Acadêmico tem o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e é considerado o maior premio acadêmico de nosso pais.José Carlos é novo-horizontino nato, filho dos saudosos e inesquecíveis Hugo Barbieri, ex. vereador e presidente de nossa Câmara Municipal e da professora Francisca Bocca Barbieri.
Ele reside na capital paulista em administração pública pela FGV-SP, onde também concluiu o doutorado em administração da produção e logística. Concluiu o pós-doutorado na UNICAMP na área de educação ambiental. Coordenou o programa de pós graduação em gestão ambiental na FGV-SP. É um dos fundadores do ENGEMA (Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Anbiente).
Parabenizamos este nosso conterrâneo por essa conquista que reforça a relevância de sua contribuição acadêmica para os debates sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento no Brasil. Foto: Divulgação (Alvani)