A Prefeitura de Novo Horizonte, por meio da Diretoria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou mais uma importante ação do Programa Saúde e Bem-Estar no Envelhecer, em parceria com o SENAC.
A iniciativa teve como objetivo promover o resgate e o desenvolvimento de hábitos saudáveis, por meio de atividades lúdicas, intelectuais e físicas, atendendo às necessidades biopsicossociais no processo de envelhecimento.
Durante o curso, com carga horária total de 18 horas, foram abordados temas fundamentais como os desafios e tabus do envelhecimento, incluindo relações sociais e culturais, convivência familiar, intergeracionalidade, sexualidade, violência, espiritualidade e novos modos de morar e viver na velhice.
Também foram trabalhadas práticas de autocuidado e fortalecimento da autoestima, além da vivência de Práticas Integrativas, com oficinas de práticas meditativas.
As atividades possibilitaram a inserção dos idosos no universo da meditação, incentivando o desenvolvimento do hábito da “mente saudável”, contribuindo para a melhora da ansiedade, depressão e da qualidade do sono. Cuidar do envelhecer é investir em qualidade de vida, autonomia e bem-estar.Fonte: D. Comunicação/PMNH (Alvani)
