O vizinho município de Urupês recebeu um novo símbolo oficial, como marco em sua história: o “Hino de Urupês”. A obra é um tributo à cidade, com letra e música escritas pelo urupeense Sr. José Antônio Roman.O hino foi apresentado ao público pela primeira vez durante a cerimônia de abertura da 15ª Expo Cultura de Urupês. Estiveram presentes o próprio compositor, o prefeito e autoridades municipais, além de aproximadamente 4 mil pessoas de Urupês e região.
O hino é um registro sonoro que conta as histórias e tradições que moldaram Urupês desde os seus primeiros dias, quando ainda era conhecido como São Lourenço, passando por Mundo Novo, até chegar ao atual nome. Ele está devidamente registrado na Fundação Biblioteca Nacional do Estado do Rio de Janeiro e foi instituído como Hino Oficial de Urupês pela Lei 2.702, de 16 de fevereiro de 2023.
Um evento formalizou a cessão de direitos autorais do hino. No Tabelionato de Notas e Protestos de Letras e Títulos da Comarca de Urupês, estiveram presentes o compositor José Antonio Roman, o prefeito e um representante jurídico da prefeitura.
Na ocasião, a cessão de direitos autorais foi feita de maneira oficial e legal ao Município, a título gratuito. Este momento marca uma nova era na identidade cultural de Urupês, que agora conta com um hino próprio, um reflexo de sua rica história e tradição . Fonte:PM Urupês (Alvani)