Esta semana a Prefeitura de Novo Horizonte, anunciou a saída da Diretora Cristiane Georges Zommerfelds, designada para as Diretorias de Cultura e do Desenvolvimento Econômico. A engenheira, filha de Novo Horizonte, por motivos estritamente familiares anunciou sua saída da Prefeitura, deixando um legado de suma importância durante o período em que ficou nesta atual administração.
No período de pouco mais de um ano, as pastas sob a responsabilidade da diretora, conquistaram três grandes premiações para o município: Prêmio Mais Gestão – Economia Criativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Prêmio Amigos da Arte – Raízes e tradições também do Governo do Estado e a Prêmio do Circuito Sesc de Artes – com o filme “Beleza Silenciosa”, filmado totalmente em Novo Horizonte. A soma desses prêmios trouxeram uma entrada equivalente à cerca de 100 mil reais para o município.
Um dos grandes feitos dessas diretorias além dos prêmios adquiridos, foi a inserção do nosso município no Sistema Nacional de Cultura, que é o instrumento que reúne os entes federados e a sociedade civil com o objetivo de fortalecer institucionalmente as políticas públicas culturais do país. A consolidação do Sistema Nacional de Cultura é uma das tarefas essenciais no caminho do aperfeiçoamento e qualificação da gestão das políticas públicas de cultura no Brasil. Essas políticas são amparadas por legislação específica e se regem por princípios constitucionais, no mesmo espírito de honrar o pacto federativo, de respeitar as vocações locais, de reconhecer e valorizar os grupos formadores da cultura brasileira, e de afirmar a cultura como direito de todo cidadão.
Novo Horizonte, até então, nunca esteve integrado à esse sistema e foi no ano passado que foi instituído o Sistema Municipal de Cultura, de extrema importância para o município. O município é o principal ator no apoio à valorização da cultura local, onde os recursos da União são transferidos para que os estados e municípios ampliem seus investimentos na área. Foi criada dessa forma em 18 de Agosto do ano passado, a Lei nº 5.439/2021, que “Institui o Sistema Municipal de Cultura de Novo Horizonte e dá outras providências”, aprovada pela Câmara dos Vereadores
Esta Lei cria: Conselho Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura. Somamos à essa conquista, foi realizada a Primeira Conferência Municipal de Cultura do município.
A Diretora que agora se despede foi a pioneira em lutar para que a Cultura se estabelecesse em uma Diretoria própria. Desde a constituição dessa nova diretoria dentro da estrutura da Prefeitura, essa pasta tinha destinado o orçamento mais baixo comparativamente à outras pastas. No ano passado, quando da elaboração do Plano Plurianual do Município, Cristiane elevou o orçamento para cerca de três vezes o valor destinado à cultura, pela relevância da manutenção dos equipamentos culturais e projetos inclusivos e sustentáveis que devem ser mantidos e apoiados pelo município.
Outro grande marco foi a execução da Lei Emergencial Aldir Blanc, onde a Diretora distribuiu 286 mil reais para a área cultural do município. Paralelamente à execução dessa lei, foi possível fazer o mapeamento e o cadastramento da classe artística de Novo Horizonte. Hoje tempos mapeados nossos músicos, artesãos, escultores, artistas gráficos, artistas circenses, entre outros segmentos culturais que são de extrema importância para o município.
Foram feitos projetos onde nossos artistas locais foram valorizados, entre eles: o aniversário de 104 anos de Novo Horizonte, onde num palco livre os cantores puderam homenagear o município no evento e mostrar seus talentos à nossa cidade: “Os filhos da terra homenageiam o berço que os gerou”, juntamente com esse evento, um show de 104 guarda-chuvas coloridos (Projeto Internacional Umbrella Sk) foram pendurados no Calçadão da Cultura, e reluziam em tons coloridos simbolizando os 104 anos de nossa cidade, trazendo muita alegria aos transeuntes do local e visitantes de outras cidades.
Citamos a beleza do evento infantil “A voz infantil de Novo Horizonte”, semelhante ao The Voice Kids, que encantaram nossa cidade com nossos talentos infantis e hoje, parte dessas crianças compôem o grupo de Coral Infantil de Novo Horizonte, que foi criado em decorrência desse evento. Nossos artesãos também foram contemplados por essas Diretorias, que proporcionaram grande alegria na Feira de Artesanato Local durante o período do advento, juntamente com diversas atividades culturais e a impecável decoração natalina que tanta alegria trouxe para os munícipes e moradores da região: Natal de Bênçãos e Luzes. Natal que foi um show de luzes e cores, um show de talentos locais com um calendário cultural ímpar, repleto de atividades diversificadas em todos os segmentos culturais. O período natalino atraiu diversos turistas que vieram admirar a beleza de nossa cidade.
A diretora Cristiane também apoiou veementemente o Projeto Guri, Projeto Soarte, Projeto Musicarte, a Biblioteca Municipal Jornalista Paulo Falzetta, Projeto Arte de Rua com pinturas em muros da cidade, a Feira do Livro, bem como diversas intervenções culturais no coreto que foi reativado, eventos diversificados nas praças centrais e também de bairros de periferia da cidade.
O Projeto Compre Aqui Novo Horizonte com intervenções artísticas alegraram nossos munícipes mês a mês, incentivando o comércio local com muita alegria, mesmo durante a Pandemia. Projetos de Selos de Qualidade, Distrito Industrial, Projetos de Agricultura e exportação, Cursos de formação de mão de obra qualificada entre outros, estão em pleno andamento e em breve estaremos colhendo os frutos dessa semente.
E para finalizar, vimos o incentivo dessas Diretorias à Proteção do Patrimônio Público, com construção da praça rotatória do Tigre do Vale, que foi inaugurada em 06 de Abril e que trará enormes benefícios culturais e turísticos para nosso município, além de encher os olhos de todos que por ali circulam e de preservar nossos valores culturais que devem ser resguardados para as próximas gerações.
“Temos que valorizar a cultura pois, ela está relacionada diretamente ao desenvolvimento econômico e social, à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade próspera. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e repercute diretamente no desenvolvimento saudável do município” – diz Cristiane Georges Zommerfelds – e complementou: “Parto com o coração na mão, por motivos estritamente familiares. Porém, o mundo dá voltas e não considero isso uma despedida, porém um “até breve”. Minha paixão por essa pequena grande cidade é imensa, pois ela se aloja no meu coração. E, onde está o seu coração, alí estará o seu tesouro…” (Alvani)

Quer ficar por dentro das notícias do Brasil e do mundo?
Aproveite a promoção SKY por tempo limitado da melhor programação em Alta Definição e tenha filmes, séries, desenhos, esportes, documentários, notícias, curiosidades, canais variados e muito mais no conforto de sua casa e com sua família. Ligue grátis agora e conheça nossas promoções no 0800 303 4004.
SKY. A gente se diverte junto!