A temporada 2023 da Copa Rozeta Cutiano se encerrou e pela primeira vez os vencedores do campeonato foram premiados com a Taça Jorge dos Santos, troféu criado em homenagem ao pioneiro da modalidade Cutiano. Desenvolvido pelo artista Carlos Wagner, da CW Rodeo Art, empresa especializada em troféus e réplicas referentes ao Rodeio e mundo country em geral, o troféu eterniza uma das fotos mais conhecidas do senhor Jorge dos Santos, que faleceu no início deste ano.
O troféu foi feito com exclusividade para premiar o competidor Campeão da Copa Rozeta Cutiano, além do Melhor Animal e Melhor Tropa da temporada. E a TROPA WR do Waltinho & Roberto Biasi ao ser campeã em 10 etapas da temporada Rozeta faturou esta honraria para a sua galeria de troféus ,fivelas, conquistas e títulos.
De acordo com o presidente da Ekip Rozeta, Enrique Moraes, nomear o troféu que passará a ser entregue todos os anos no campeonato é uma forma de eternizar a história de uma das pessoas que mais contribuíram para a modalidade Cutiano e Rodeio nacional de forma geral. “Todos nós devemos muito ao senhor Jorge dos Santos, que sempre foi um visionário e contribuiu muito para o desenvolvimento do Rodeio. Esta foi a nossa maneira de homenageá-lo e colaborar para preservar a sua história. Tenho certeza que este troféu sempre terá um significado especial a todos que tiverem o privilégio de conquista-lo,” disse ele.
Proprietário da lendária Cia. Marca Estrela, Jorge dos Santos além de criar animais de pulo era organizador dos eventos, ajudando a fundar Festas do Peão importantes como Colorado, Americana e Aparecida do Taboado. Também foi ele que deu início a função de “madrinheiro” nas arenas brasileiras, também foi locutor. Foto: Marco Stevanelli (Alvani)