A população de baixa renda de nossa região tem uma novidade. As famílias que dependem de antena parabólica para assistirem aos canais de TV aberta terão de substituir o equipamento por antenas digitais. Isso porque o sinal 5G de internet utiliza a mesma frequência das parabólicas tradicionais e poderá interferir na qualidade de imagem dos televisores.
Desta forma estas famílias já pode solicitar gratuitamente o kit de antena digital, com direito a instalação. O serviço é realizado pelo Programa SIGA ANTENADO, instituição não governamental criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para garantir a migração da TV analógica para digital e o acesso democratizado à internet mais veloz disponível no Brasil.
Segundo estimativa da empresa, aproximadamente 11 mil famílias têm direito ao kit gratuito. São pessoas inscritas em programas sociais por meio do Cadastro Único do governo federal.
“Embora as TVs digitais tenham se popularizado, cerca de 20% da população brasileira ainda utiliza antenas parabólicas. O grande desafio é que não há um censo sobre a quantidade desses equipamentos instalados nos lares. Por isso a solicitação tem que ser feita pelo próprio morador. E quanto antes, porque com a liberação do sinal 5G os televisores antigos poderão sofrer interferência na imagem”, explica Patrícia Abreu, diretora de comunicação da Siga Antenado.
Para solicitar a instalação ou mesmo tirar dúvidas sobre se tem direito ao kit gratuito, basta telefonar no 0800 729 2404. A central de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 16h. Também é possível consultar pelo site sigaantenado.com.br se pode solicitar o serviço.Os primeiros municípios da região beneficiados são:Rio Preto,Mirassol,Guapiaçu,Bady Bassitt,Bálsamo,Cedral,Jaci,Ipiguá,Mirassolândia e Onda Verde.(Alvani)