Esta semana astrônomos e apaixonados pelo céu registraram fotos da Superlua durante um eclipse parcial visível no noroeste de São Paulo. A junção dos dois fenômenos enfeitou o céu na terça-feira (17).O eclipse parcial lunar pôde ser observado a olho nu, porque, ao contrário do eclipse solar, não causa risco para a visão. Mas, há quem preferiu ver de “pertinho” com a ajuda de telescópios e equipamentos especiais.
Um dos astrônomos de nossa região o novo-horizontino Lucas Valéo teve inclusive suas fotos divulgadas pelas redes sócias da TVTEM e G. Lucas a vários anos é uma referencia na astronomia regional e estadual e sempre teve o seu trabalho destacado como uma dos melhores na área.
Com relação à Superlua, ela ocorre quando o satélite se encontra em seu ponto mais próximo da Terra (perigeu), já que a órbita não é um círculo perfeito, mas um caminho elíptico. Uma Lua cheia que está pelo menos 90% no perigeu pode ser considerada uma Superlua, e aparenta ser maior e mais brilhante. Foto: TVTEM (Alvani)