RELATÓRIO FINAL DA CPI APONTA POSSÍVEIS ATOS DE IMPROBILIDADE ADMINISTRATIVO E EMPREGO IRREGULAR DE VERBAS

Laudo técnico apontou incorreções na obra ▪ Depois de quase 180 dias de funcionamento, a CPI da UTI da Santa Casa encerrou os trabalhos com a apresentação do Relatório Final aos vereadores em sessão extraordinária de Câmara, realizada no início da tarde de quarta-feira (27/10). ▪Em quase 50 páginas, o Relatório do vereador Guilherme Hernandes (PP) utilizou o termo “enquadramento” ao apontar condutas relacionadas à improbidade administrativa e emprego irregular de verbas públicas dirigidas a ex-agentes políticos, ex-servidores, ex-interventores e pessoas com alguma relação com a obra malsucedida da UTI. Ao todo, sete pessoas são citadas no Relatório. ▪O texto do relator foi aprovado pelos demais membros da CPI, os vereadores João Pirolla (Republicanos) / presidente e Vandair Contrera (PL) / secretário. Emprego irregular de verbas ▪No quesito emprego irregular de verbas, o Relatório sustenta que recursos vindos das subvenções repassadas pela prefeitura e verbas da Covid-19, majoritariamente do governo federal, não poderiam ser utilizados para construção de novas obras. ▪A Santa Casa pagou R$ 1.098.919,84 pela obra, que não está concluída. Duas construtoras foram responsáveis pela edificação. Laudo técnico ▪Uma perícia foi contratada pela Câmara que atestou, em laudo técnico, existirem problemas sérios no teto, como utilização de telha inferior ao projetado e instalação de estrutura que sequer teria condições de receber forro de gesso, embora o projeto inicial contemplasse instalação de laje. ▪Os engenheiros responsáveis pelo laudo técnico apontaram pagamento a maior no valor de R$ 270 mil à segunda construtora, considerando o que foi de fato realizado na obra e os materiais utilizados. A obra se iniciou em novembro de 2018 e, com idas e vindas, foi paralisada em abril de 2021. Destinação do Relatório Final Encerrada a Comissão, os autos serão encaminhados para o Ministério Público estadual e federal, além de Tribunal de Contas da União e do Estado, Controladoria Geral da União e CREASP. Câmara Municipal de Itápolis – Jornalismo Rua Padre Tarallo, 832 – Centro / Telefone: (16) 3262-1322 Página 2 ▪A CPI foi instalada em 12 de abril, com o prazo inicial de 90 dias prorrogado por mais 90 dias, descontado o mês de julho, que é de recesso parlamentar. ▪Ao todo, 15 depoimentos foram tomados e mais de 400 páginas de documentos compõem a totalidade dos autos. ➡ Relatório Final da Comissão https://www.cloudsoftcam.com.br/SP/ITAPOLIS/upload/2021/10/20211027220254163538297 4541f61.pdf ➡ Laudo Técnico elaborado por engenheiros contratados pela Câmara https://www.cloudsoftcam.com.br/SP/ITAPOLIS/upload/2021/10/20211027220251163538297 1a70a90.pdf ➡ Playlist com todos os depoimentos tomados pela Comissão https://youtube.com/playlist?list=PLIYwGgie4rGEHlx48meDHPL9_pOsr0HWx ➡ Vídeo da sessão de apresentação do Relatório Final https://youtu.be/Y8qjWX68yu8 ➡ Fotos sessão https://photos.app.goo.gl/73iZYoFpduknmznz7 ➡ Versão em áudio desta notícia https://open.spotify.com/episode/65E2X00gle79C5NcaOybbP?si=1RR4cNQtT_GzrgWoXyfjMA Jornalismo – Câmara Municipal

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