As cartinhas para a campanha Papai Noel dos Correios 2023 já estão disponíveis para adoção em todo Brasil. A campanha, que está completando 34 anos e pretende atender os pedidos realizados pelas crianças, por carta, ao Papai Noel. A empresa recebe as cartas, realiza a seleção conforme os critérios da campanha e as oferece para adoção em sua rede de agências e na internet, no Blog do Noel, que pode ser acessado pelo site dos Correios: www.correios.com.br.
O Papai Noel dos Correios contempla pedidos de crianças do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental de escolas da rede pública e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Também são disponibilizadas para adoção as cartas enviadas por crianças com até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social.
Este ano, a campanha recebe atenção especial da Secretaria de Comunicação (SECOM) da Presidência da República, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é amplificar a ação e mobilizar o poder público, a sociedade e a iniciativa privada a contribuírem para a adoção das cartinhas e para levar alegria a crianças vulneráveis de todo o país.
Para adotar uma ou mais cartinhas, é só retirar em uma agência dos Correios participante – a lista está disponível no Blog do Noel. A adoção começou quando carteiros, que não sabiam o que fazer com as cartas enviadas pelas crianças ao Papai Noel, decidiram atender os pedidos.
Com o passar do tempo, a empresa criou um programa corporativo para oferecer as cartas para adoção por seus empregados e empregadas e por toda a sociedade. Desde o inicio da campanha, mais de 6 milhões de crianças tiveram os pedidos atendidos. Em 2022, os Correios disponibilizaram 252 mil cartas, das quais 187 mil foram adotadas. Arte: Divulgação (Alvani)