No dia de amanhã um dos estádios de futebol mais antigo e tradicional do futebol brasileiro estará comemorando 95 anos de inauguração. Estamos falando do lendário estádio Josue Quirino de Moraes que foi inaugurado oficialmente em 28 de outubro de 1928.Nesta data o então único time da cidade ,o Clube Atlético Novo Horizonte fez o jogo inaugural recebendo a equipe do Clube Atlético Paulistano ,que na época era o melhor time de futebol do Brasil e tinha como ídolo o craque e ídolo nacional Arthur Friedenreich .
Com um enorme publico o Paulistano goleou por 2×10 os novo-horizontinos e coube ao próprio Friedenreich,anotar o primeiro gol do estádio,já o primeiro gol novorizontino foi assinalado por Vicente Cardillo.Nesta partida inaugural, entre outros jogaram pelo Clube Atlético Novo Horizonte:Florindo Bevilacqua,Gremio Dalbello,José Soares de Lima,Vicente Cardilo,Antonio Doro,Anisio Prestes,Herminio Ramazini,Duilio Baione,Junqueira,Derrubada,Kabinho,Travaglini,Dito Chocalho e Masca Masca.
Este estádio municipal só passou a ter a denominação de Josué Quirino de Moraes, a partir de 1948,quando o então prefeito de Novo Horizonte,Oscar Albarelli Rangel resolveu fazer esta homenagem ao Josué Quirino que havia falecido um ano antes.
Josué era natural da cidade carioca de Vassouras ,torcedor fanático do Flamengo, mudou-se para Novo Horizonte com o seus pais Egídio da Costa Moraes e Rita Teixeira de Moraes e irmão ainda bem criança.
Sempre foi um esportista nato ,por isso surgiu a ideia de homenageá-lo. Faleceu em 10 de fevereiro de 1.947 ele era avô da senhora Ana Ester de Moraes Biasi, esposa do saudoso Dr.Walter de Biasi e bisavó do empresário Roberto de Biasi e seu irmão, o também saudoso Walter de Biasi Filho .Na histórica foto de 28 de outubro de 1928 vemos a inauguração do estádio a 95 anos atrás. Foto: Arquivo (Alvani)