Oficina de Projetos Culturais em NH

No dia 8 de março a Associação Cultural Professor  Sebastião de Godoy deu início às Oficinas de Projetos Culturais oferecidas gratuitamente à população de Novo Horizonte em dois horários. Aos sábados das 15h às 17h e às segundas e terças-feiras das 19h30 às 21h30.Ao total foram 23 inscrições para as duas turmas com ausência de apenas 7 inscritos.Nas duas turmas foi feito o acolhimento com entrega de bombons em lembrança ao “Dia Internacional da Mulher”, todos assinaram a Lista de Presença e o Livro de Visitas da Associação.

 A professora/técnica cultural se apresentou a todos, bem como a história da Associação e explicou que o projeto é resultado de Emenda Parlamentar da Deputada Beth Sahão do PT, aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura em São Paulo com realização da Associação. Explicou também que haverá a entrega de Certificados ao final da Oficina. Na sequencia foi entregue um questionário (em anexo) com 7 perguntas de respostas “SIM” ou “NÃO” como premissa para um levantamento de informações culturais na cidade.Com o seguinte resultado:

1. Você sabe o que é a Lei Aldir Blanc e a quem a ela se destina?

SIM (6) NÃO (10), 2. Você sabe o que é Edital de Cultura? SIM (2) NÃO (14)

3. Você sabe que Novo Horizonte/SP receberá recursos do Governo Federal até 2027 para repasse aos artistas? SIM (9) NÃO (7), 4. Você já participou de alguma Conferência Municipal de Cultura?, SIM (1) NÃO (15), 5. Você sabe o que é um Projeto de Cultura para receber recursos públicos? SIM (2) NÃO (14), 6. Você sabe quais são as metas da Cultura em Novo Horizonte/SP? SIM (0) NÃO (16), 7. Você sabe quais são os mecanismos de Financiamento da Cultura no Brasil? SIM (0) NÃO (16).

Verificou-se com tal questionário e com o baixo número de inscritos na PNAB 2024 que falta conhecimento por parte da classe artística quanto às possibilidades existentes no Brasil de financiamento de projetos culturais de modo a facilitar o acesso a tais mecanismos e suas vidas como “empresários criativos”. Portanto, tal oficina, mostra-se de relevância para a sociedade artística novorizontina.

Na sequencia foram abordados os conceitos de cultura, transversalidade cultural, sistema nacional e municipal de cultura e os mecanismos de financiamento de projetos culturais.A aula foi encerrada com um agradável coffee break com bate-papo. Fonte: Divulgação (Alvani)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *