Nesta semana a Ekip Rozeta colocou em vigor a regra do uso obrigatório do capacete na Montaria em Touros para competidores nascidos a partir de 01 de janeiro de 2000, nas etapas do Campeonato. Esta medida que passou a valer em todas as etapas do Campeonato Nacional de Montaria em Touros organizado pela Ekip Rozeta a partir de 01 de julho tem o objetivo de trazer mais segurança e proteção aos atletas e prepara-los para o cenário mundial do esporte.
“Já existem normas internacionais a respeito disso, então viabilizamos a implantação desta regra, tanto para proteger ainda mais nossos competidores, como para prepará-los para o futuro do esporte,” explicou Enrique Moraes, presidente da Ekip Rozeta.
Além de evitar lesões graves imediatas, o uso do capacete também busca prevenir sequelas futuras aos atletas, que podem ser desenvolvidas pelos traumas constantes na cabeça. Enrique Moraes explicou por que foi estabelecido uma data de nascimento padrão e regra não foi estabelecida para 100% dos competidores. “Não podemos exigir que competidores que estão há 10, 15 anos montando sem capacete passem a usar de uma hora para outra, por isso estabelecemos uma idade que consideramos justa.”
Inicialmente a regra deve enquadrar cerca de 35% dos competidores que participam das etapas da Ekip Rozeta, estimando chegar a pelo menos 90% em até 10 anos. Além de Moraes, a implantação da regra teve a colaboração do juiz Rogério Pereira, diretor de competições da Ekip Rozeta e Abner Henrique. A Ekip Rozeta é o primeiro Campeonato no Brasil a implantar esta regra, além da PBR que estabeleceu regra semelhante em 2013. Fonte: Abner