Hoje,24 de janeiro,a igreja católica e todos nós profissionais da imprensa celebramos uma importante data.O dia de nosso santo padroeiro,SÃO FRANCISCO DE SALES. O Papa Pio XI foi quem declarou São Francisco de Sales padroeiro dos jornalistas e escritores católicos.
Ao lidar com os católicos que foram para os calvinistas, Francisco usou de folhetos e todos os meios possíveis para, naquela época, conscientizar sobre a doutrina, isto através de encontros, diálogos, palestras e muito testemunho. Sobre os livros deixados, o “Tratado amor de Deus” e “Filotéia”, ainda hoje o santo é influente na vida dos fiéis católicos e da Igreja.
São Francisco de Sales foi um homem comprometido com a Verdade. A Verdade que é Jesus Cristo e inspira a nossa prática jornalística a se comprometer com os verdadeiros valores. Vivemos uma época de grandes mudanças no campo da comunicação, seja com as novas tecnologias ou transformações sociais.
Contudo, a essência do Jornalismo e de quem é comprometido com a Verdade e a doutrina é a mesma: como na vida de São Francisco de Sales, o Evangelho e a sabedoria da Igreja devem estar tão encarnados em nós que, onde eu atuar, devo ter a minha profissão como um serviço à caridade, ao bem comum e que valorize a vida humana acima de tudo.
Salve São Francisco de Sales e que ele abençoe todos os nossos amigos jornalistas e companheiros de imprensa.(Alvani)