Hoje é dia de SÃO TOMÉ

Hoje, dia 3 de julho, celebramos o dia de um  dos doze apóstolos de Jesus Cristo, consagrado pela Igreja Católica como padroeiro dos pedreiros, dos arquitetos e dos cegos: São Tomé. Tomé era um simples pescador quando Cristo o chamou para ser seu discípulo.

Pregou o evangelho em varias partes do mundo e até em terras que se tornariam o Brasil futuramente, até que sofreu o martírio na Índia.Duvidou da Ressurreição de Nosso Senhor e por isso teve o misericordioso privilegio de tocar com seu dedo as chagas do Corpo glorioso de Jesus Cristo.

E o glorioso São Tomé, acreditem esteve no Brasil. Depois que os portugueses chegados ao Brasil começaram a se comunicar com as tribos locais, no século XVI, ouviram os índios falarem de um homem santo que tinham visto caminhar sobre as águas do mar e de uma grande Cruz que vinha diante dele.

Esse homem tinha ensinado muitas coisas aos seus ancestrais e era por eles chamado de “Sumé”. Alguns relatos históricos e indícios materiais embasam a teoria que identifica nesse homem ninguém menos que o Apóstolo São Tomé.

De fato, é tradição antiga entre os índios que aquele Apóstolo a quem chamavam Sumé tinha vindo ao Brasil e os ajudara a cultivar a terra. Sumé tinha ensinado os índios brasileiros a adorarem e servirem a Deus e não ao demônio, a não terem mais de uma mulher e a não comerem carne humana. São Tome, rogai por nos. (Alvani)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *