E chegou mais um 28 de outubro e assim como fazemos a décadas,somos novamente o único a lembrar do aniversário de inauguração do maior patrimônio esportivo de Novo Horizonte,o estádio municipal Josué Quirino de Moraes,o lendário “QUIRINÃO”.
Ele foi inaugurado em 28 de outubro de 1.928,numa memorável partida em que o Clube Atlético Novo Horizonte enfrentou o Clube Atlético Paulistano.Por muitos ano ele era conhecido apenas por Estádio Municipal, passou a ser conhecido por Quirinão em 1.948,numa iniciativa do então prefeito Oscar Albarelli Rangel.
O primeiro gol foi marcado pelo craque Arthur Friedenreich.O primeiro novo-horizontino a fazer gol por lá foi o Vicente Cardilo. Na histórica foto vemos a partida inaugural de 28 de outubro de 1.928.Foto:Arquivo
Além do Josué Quirino de Moraes (FOTO),que dá o seu nome a esta Praça Esportiva,o estádio QUIRINÃO também presta outras duas homenagens em suas dependências,que infelizmente tiveram suas placas indicativas retiradas ou roubadas e que jamais voltaram para a tristeza dos familiares e amigos dos homenageados
.Através da Lei Municipal 350/62,todo o alambrado do estádio que foi inaugurado em 7 de setembro de 1.962 recebe o nome de “ALAMBRADO JULIO DELLA TOGNA”,o autor desta homenagem foi o vereador Hugo Barbieri.
Também temos o “VESTIÁRIO BENEDITO RODRIGUES DOURADO” que foi uma homenagem feita pelo vereador Fabiano Belentani através da Lei Municipal 2.682/06.Será que algum dia estas placas voltam ???? Na histórica foto vemos a partida inaugural de 28 de outubro de 1.928.Foto:Arquivo (Alvani)