A Diocese de Catanduva neste mês de fevereiro esta celebrando 23 anos de fundação.Ela foi criada em 9 de fevereiro de 2000 pelo Papa João Paulo II.
Sua área foi desmembrada das dioceses de São Carlos, Jaboticabal e São José do Rio Preto.A cerimônia de entronização do primeiro bispo ocorreu na cidade de Catanduva às 16 horas do dia 25 de março de 2000 no Santuário Nossa Senhora Aparecida, hoje Catedral da referida diocese, cujo território está dividido em quatro setores e tem um total de 33 paróquias e cerca de 40 sacerdotes (entre seculares e religiosos).
O seu primeiro bispo foi o Dom Antonio Celso de Queiroz que governou a Diocese de 2.000 á 2.009 e renuncio por idade,depois dele tivemos o Dom Otacílio Luziano da Silva que governou de 2.009 até 2.018 até se renunciar e desde o ano de 2.019 a Paróquia tem como líder o Dom Valdir Mamede.
As três paróquias de Novo Horizonte,a de São José da Santíssima Trindade,de São Sebastião e de Santa Clara de Assis fazem parte da Diocese de Catanduva.(Alvani)