Dia de Finados, dia dos mortos

No Brasil, o Dia de Finados é celebrado em 2 de novembro. O feriado envolve um pouco de tristeza, além das saudades que as pessoas sentem ao lembrar dos entes queridos que partiram. Porém, a data é celebrada em diversos países do mundo e, dependendo da cultura de cada local, o Dia dos Mortos não é exatamente um momento triste, de luto e silêncio.

 Enquanto aqui os cemitérios ficam repletos de pessoas que levam flores e fazem suas orações, há locais que fazem verdadeiras comemorações, com festa mesmo. Muito além de orações intercedendo por todos aqueles que já partiram, o propósito deste dia é pedir pela bem-aventurança dos entes queridos perante Deus, para que este conceda misericórdia e paz às almas dos falecidos.

 A festa de todos os santos foi instituída no ano 835 d.C. pelo Papa Gregório IV como forma de lembrar e honrar os fiéis católicos que já tinham partido, mas que nunca eram lembrados nas festividades e no calendário da igreja no geral.

Milhões de pessoas pelo mundo todo cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores para depositar nas sepulturas em memória dos que se foram; outras levam também velas e cumprem o ritual mais tradicional que é a oração. No cemitério de nossa cidade a visitação de acordo com a Prefeitura ocorre das 7 as 18 horas. Foto Arquivo (Alvani)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *