No próximo dia 15 de maio, será celebrado o Dia Nacional da Família Apaeana. A história da família apaeana começa em 1954, quando a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais foi fundada no Rio de Janeiro, pelo casal Beatrice e George Bemis. Mobilizados pela luta em defesa de seus filhos com deficiência, a criação da APAE foi, acima de tudo, movida por amor.
Hoje, depois de 71 anos, as famílias continuam participando dos desafios e conquistas em prol da acessibilidade, cuidado, direitos e educação das pessoas com deficiência.Há milhares de famílias atuando dentro das APAEs no associativismo, mobilização, gestão e atendimento. E dentro de suas casas, representam o acolhimento, o porto seguro e o amor incondicional para dar mais força para a luta.
Mais do que uma data no calendário, o Dia Nacional da Família Apaeana deve ser comemorado com o mais sincero agradecimento. Em comemoração a este dia a APAE BRASIL iniciou uma campanha, onde a proposta é valorizar o talento e a sensibilidade dos artistas Apaeanos, que irão expressar, por meio da arte, o significado dessa data. O tema da campanha foi:” Caminhos que se encontram”. Os artistas da APAE de Novo Horizonte desenharam e, entre os desenhos, foi escolhido o da aluna Gabriela Guerreiro. Foto: APAE/NH (Alvani)