O modelo, que leva em conta a gestão compartilhada da unidade de ensino entre civis (professores e diretores) e militares, foi tema de reuniões com pais e responsáveis dos alunos da rede municipal, nas escolas Hebe de Almeida Leite Cardoso e Francisco Álvares Florence ocorridas na semana passada. Isto deve-se a Prefeitura de Novo Horizonte que através da Secretaria de Educação estará implantando ainda neste ano em nosso município um Colégio Cívico-Militar.
Estas reuniões que contaram com a presença do Coronel Ernesto Puglia Neto, da Reserva da PMESP e foram abordadas as principais características de uma escola cívico-militar, como será o funcionamento aqui no município, além das questões pedagógicas que também foram esclarecidas pelo secretário municipal de educação Ademir Almagro.
A proposta da escola cívico-militar é uma resposta ao cenário atual da educação no nosso país, que registra alto índice de evasão escolar e de agressões físicas, verbais e patrimoniais. E é diferente do que muitas pessoas que não concordam com o que esses projetos pregam: não se trata de uma militarização dos alunos, mas sim um método de coparticipação da gestão da escola. Os valores consagrados desse modelo educacional são civismo, dedicação, excelência, honestidade, respeito, entre outros.
Este Colégio Cívico-Militar em nossa cidade deverá ter o seu inicio no segundo semestre deste ano e inicialmente destinado a alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) em prédio cito a Praça Dr. Euclydes Cardoso Castilho, onde funcionava o Colégio Sagrado de Jesus. Fonte: Comunicação.(Alvani)