Na última semana, servidores das Diretorias de Obras, Meio Ambiente e Urbanismo, e Agropecuária e Piscicultura de Novo Horizonte, que juntos irão compor a brigada municipal, participaram de um curso da Operação São Paulo Sem Fogo, realizado na cidade de São José do Rio Preto (SP). A Operação São Paulo Sem Fogo é composta por quatro programas integrados e complementares: prevenção, controle, monitoramento e combate.
O Programa de Prevenção atua nas potenciais causas e riscos de incêndios, buscando limitar sua ocorrência e antecipar a tomada de decisões. O Programa de Controle tem o objetivo de disciplinar o uso do fogo por meio da queima controlada, além de executar ações de fiscalização das licenças emitidas, queimadas irregulares e incêndios florestais.
Já o Programa de Monitoramento acompanha diariamente os focos de incêndio e queimadas, bem como as condições climáticas que favoreçam o risco de fogo, emitindo alertas e fornecendo dados para os órgãos envolvidos. Por fim, o Programa de Combate abrange ações para impedir a propagação do fogo, contando com a atuação integrada do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, brigadas municipais, Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, entre outros parceiros.
Durante a capacitação, Novo Horizonte foi contemplado com o Kit Estiagem, composto por dois abafadores para combate a incêndios, cinco pares de luvas de raspa, dois facões com bainha, cinco cantis, cinco óculos de proteção, dois enxadões, duas bombas costais flexíveis, duas lanternas e cinco coletes operacionais. Esses materiais reforçarão a atuação da futura brigada municipal, contribuindo para a prevenção e combate aos incêndios em áreas urbanas e rurais do município. Fonte: D. Comunicação/PMNH (Alvani)