Considerado um método terapêutico e educacional, a equoterapia utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. O intuito é a busca pelo desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ ou necessidades especiais. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.
O Dia da Equoterapia, 9 de agosto, foi criado pela Lei nº 12.067, de 29 de outubro de 2009. O objetivo da data é difundir a prática na sociedade.Para comemorar esse dia, o Centro de Equoterapia Equitapae da APAE de Novo Horizonte, realizou uma visita na Fazenda Balança de propriedade do agropecuarista Adaldinho Castilho Filho, para os praticantes do programa conhecerem onde ficam os cavalos que são cedidos para os atendimentos.
‘Hoje foi um dia muito especial. Participar do dia Nacional da Equoterapia com os alunos da APAE. Meu pai doou o terreno e implantou a Equoterapia e hoje dou continuidade levando os animais … Quero parabenizar a todas as pessoas que trabalham no APAE dedicando muito amor , Carinho e atenção. Senti um orgulho muito grande de ver toda bondade desses monitores … Deus abençoes todas as crianças e todos os que trabalham lá …Podem sempre contar comigo … Muito obrigado pelo que vocês fazem.” Disse Adaldinho Castilho.Foto:APAE-NH (Alvani)