Comer peixe na Semana Santa

 

Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição e da devoção cristã. O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como prática de devoção típica do tempo da Quaresma.

Comer peixe no lugar de carne mais do que um valor material, esta “troca” tem um profundo significado simbólico na fé. O jejum é uma expressão de fé; é praticado por motivo de fé.

 

A carne representa o mundo material, com suas paixões, pecados, egoísmo, ganância, as coisas “do baixo” a versão às coisas do “do alto”.

O peixe está presente em muitos lugares da Bíblia e tem um simbolismo profundo na tradição cristã.

 

 Lembremos o milagre da pesca milagrosa, da multiplicação dos pães e dos peixes, o peixe assado na beira do lago após a ressureição.

Em Mt. 4,19 designa os cristãos batizados, “segue-me eu vos farei pescadores de homens”. Entre os primeiros cristãos, o batismo foi representado sob figura da pesca.

 

Na época das perseguições contra os cristãos, o peixe tornou-se o distintivo dos seguidores de Jesus Cristo. Isso pela associação da palavra “peixe”, “icthis”, em grego, com a fórmula da fé em Jesus Cristo.

De fato, as letras que compõe a palavra “icthis” são as primeiras letras da seguinte frase em grego: “Jesus Cristo Filho de Deus Salvador”.

 

Ora, entre os cristãos, quem se considerava “peixe”, professava-se adepto daquela fé. Nesse sentido estritamente relativo à Cristo, o peixe simboliza o alimento de vida (Le 24,24) e símbolo da Ceia Eucarística.

Por isso, é reproduzido com freqüência junto com o pão.(Alvani)

SKY TV

Quer ficar por dentro das notícias do Brasil e do mundo?

Aproveite a promoção SKY TV por tempo limitado da melhor programação em Alta Definição e tenha filmes, séries, desenhos, esportes, documentários, notícias, curiosidades, canais variados e muito mais no conforto de sua casa e com sua família. Ligue Grátis e Assine Agora 0800 303 4004.
SKY. A gente se diverte junto!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *