Leivinha: uma homenagem em vida

As vésperas de mais uma Copa do Mundo, o futebol brasileiro teve uma sentida perda. Faleceu no último dia 4 de junho, na capital paulista, o futebolista João Leiva Campos Filho, mundialmente conhecido por Leivinha. Nascido aqui em Novo Horizonte em 11 de setembro de 1.949, ele teve como ultima homenagem em vida uma matéria especial de uma pagina publicada aqui nos jornais  FOLHA DE NOVO HORIZONTE  e A GAZETA A TARDE no último dia 30 de maio, quando contamos toda a sua trajetória de vida, os seus feitos e conquistas.

Leivinha era filho do também saudoso João Leiva Campos, antigo morador e delegado de policia de nosso município. Aos 76 anos de idade, Leivinha enfrentava problemas de saúde em consequências de um alzheimer.

Ele iniciou sua carreira no Linense, passou pela Portuguesa, Palmeiras, Atlético de Madri e São Paulo onde sempre foi ídolo. Na Seleção Brasileira, Leivinha participou de todo o ciclo e foi convocado para a Copa do Mundo de 1974, na qual disputou três partidas. O meia-atacante também marcou o milésimo gol da história da amarelinha. A carreira, contudo, acabou cedo: aos 29 anos, por conta de problemas físicos e posteriormente se tornou comentarista esportivo.

Leivinha tem três irmãos: Jusra, e os gêmeos Jackson ( Dadá) e Jadir (Didi). Ele é tio do ex-jogador meio campista  Lucas Leiva, ex. Grêmio/RS, Liverpool e Seleção Brasileira. Em 2019, o escritor Luciano Ubirajara Nassar lançou sua biografia: “Leivinha, o Camisa 8 de Ouro”. No mesmo ano, recebeu o título de Cidadão Linense, da Câmara Municipal de Lins. Apesar de ter nascido em nosso município infelizmente nunca ele foi homenageado pela classe politica local.

O único filho de Novo Horizonte a disputar uma Copa do Mundo se foi, mais terá seu nome perpetuado na história do futebol brasileiro e também no coração de todos os seus conterrâneos. Foto: Clique Agora (Alvani)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *