No Sábado de Aleluia, celebramos também ,o dia da Malhação de Judas ou Queima de Judas, que é uma antiga tradição que vem perdendo a sua força, mais que ainda segue viva em várias regiões de nosso pais. Trata-se de uma tradição que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses.
É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes. Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, normalmente ao meio-dia.
Cada país realiza a tradição de um modo, sendo que alguns queimam os bonecos em frente a cemitérios ou perto de igrejas. No Brasil é comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades não tão bem aceitas pelo povo.
Algumas cidades fazem da Malhação de Judas uma atração turística, como a cidade paulista de Itu. O costume ituano difere da malhação do Judas de qualquer outro lugar do país. Relatos antigos das décadas de 50 e 40 nos contam que ate aqui em Novo Horizonte esta tradição ocorria. Nos sábados de aleluia, criança e adultos logo pela manhã se reuniam na hoje Praça 9 de julho para o cerimonial de malhação. O tempo passou e hoje ficou somente a história. (Alvani)
