O Grêmio Novorizontino conheceu na noite desta terça-feira (11) o novo formato e seus adversários na 1ª fase do Paulistão 2026, marcado para começar em 11 de janeiro, inicialmente com 11 datas. A Federação Paulista de Futebol lançou oficialmente o Estadual, reunindo dirigentes, patrocinadores, parceiros de transmissão e jornalistas. O diretor-presidente Genilson da Rocha Santos representou o Grêmio Novorizontino SAF. A cerimônia marcou o início de uma nova era para o futebol paulista, com formato inédito e inovador, parada de hidratação em todos os jogos, ofensiva por mais tempo de bola rolando, grandes marcas envolvidas, transmissões multiplataformas e tecnologia de ponta dentro e fora de campo.
Pelo sorteio, o Tigre do Vale vai enfrentar na primeira fase os times do Palmeiras, Santos, Mirassol, Red Bull Bragantino, São Bernardo, Guarani, Botafogo e Primavera. A cerimônia ocorreu logo após o Conselho Técnico da competição, onde representantes dos clubes discutiram e aprovaram os detalhes técnicos do Paulistão, que terminará no dia 8 de março.
A grande novidade é a nova fórmula de disputa, desenhada para aumentar a competitividade, a imprevisibilidade e o apelo de cada partida. Inspirado na UEFA Champions League, o novo sistema distribui as oito rodadas da primeira fase em um modelo de potes: os times enfrentam-se todos dentro de cada pote e contra alguns times dos outros potes. Isso elimina os grupos fixos tradicionais.
Na primeira fase, cada time jogará oito partidas —quatro em casa e quatro fora— enfrentando adversários de todos os níveis e garantindo equilíbrio técnico e grandes clássicos logo nas primeiras rodadas. Os times foram distribuídos em cada pote de acordo com critérios técnicos. No Pote A, os maiores campeões estaduais: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. O Pote B é ocupado por São Bernardo, Novorizontino, Red Bull Bragantino e Mirassol, respectivamente quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados no Paulistão 2025. O Pote C foi ocupado por Ponte Preta, Guarani, Velo Clube e Portuguesa, que terminaram a última edição entre a 9ª e a 12ª posição. E o Pote D reúne Botafogo e Noroeste, 13º e 14º colocados em 2025, e Capivariano e Primavera, que subiram do Paulistão A2. Fonte: Assessoria de Imprensa Grêmio Novorizontino e FPF
