Mais de 60 pessoas atuaram como agentes ambientais durante os 11 dias da 69ª Festa do Peão de Barretos. O projeto “Universo Bem Me Quer”, uma iniciativa do ICDH (Instituto de Compromisso com Desenvolvimento Humano), realiza há mais de 20 anos suporte aos coletores de recicláveis que atuam no evento. Neste ano, foram recolhidas 17,9 toneladas apenas de alumínio. O trabalho proporciona renda para as famílias dos agentes ambientais, muitos deles em situação de rua.
No ano passado, o material reciclável registrou a marca de 16 toneladas. Do montante proveniente das latas de bebidas consumidas pelo público no evento, neste ano, outras 1,5 toneladas de garrafas pet também deixaram de ir para o lixo e estão sendo reaproveitadas nas indústrias. A ação do ICDH, tem como base três pilares da sustentabilidade: o ambiental, o econômico e o social.
O trabalho realizado na Festa do Peão de Barretos tem forte atuação do projeto Universo Bem Me Quer, em parceria com empresas patrocinadoras com Os Independentes e sob ação do ICDH, oferecendo às pessoas que atuam na coleta de recicláveis, cuidados como uniformização, todo material de segurança (IPIs), espaço adequado para descanso e higienização, kits de cuidados pessoais, como kits de higiene pessoal, além de atenção individualizada com cuidados estéticos com barbeiros que realizaram cortes de cabelo e de barba; além de palestras motivacionais e orientações sobre o trabalho, almoços, jantares e café da manhã diariamente. Foto: Os Independentes (Alvani)