Ontem , dia 23 de abril, comemoramos o dia de um dos santos mais queridos da Igreja católica, estamos falando de São Jorge, o Santo Guerreiro. Soldado romano, de inclinação cristã, bastante visada e perseguida.Acabou mártir, sob o império de Diocleciano, figura ligada aos Deuses do Paganismo. Torturado repetidamente, como não abjurasse sua fé, foi degolado, no dia 23 de abril do ano 303.
Poderoso, a ponto de enfrentar e matar um dragão, São Jorge é padroeiro de países e cidades importantes como: Ele também é padroeiro da: Catalunha, Geórgia, Lituânia, Palestina, Aragão, Portugal, Alemanha, Grécia, Moscou, Istambul, Gênova e Veneza.Em todo mundo é comum encontrar a devoção a ele – simbolizada na famosa imagem do cavalariano espetando sua longa lança uma terrível dragão.
Está espalhada em estantes e altares de inúmeras igrejas, lares, bares, vitrines, camisetas, adesivos e medalhinhas. Símbolo de força e poder, coragem e destemor, São Jorge, sincretizado nas religiões afro-brasileiras como Ogum, é referência quando se trata de proteção nos piores momentos, diante dos maiores perigos. Salve São Jorge o Santo Guerreiro. (Alvani)