O projeto Vivências Culturais, patrocinado pela Usina São José da Estiva,de Novo Horizonte através da Lei Rouanet, de incentivo à cultura, pretende ampliar os horizontes de cerca de 100 crianças e adolescentes, atendidos pelo Centro Comunitário Ana Fioreli, de nossa comunidade.
O principal objetivo das atividades, que começaram no dia 9 de novembro e seguem até junho de 2023, é a democratização do acesso à cultura através de oficinas artísticas semanais para crianças e jovens.
As oficinas gratuitas de dança contemporânea são ministradas pelo dançarino e coreógrafo Alex Santos, artista local contemplado do projeto e que foi selecionado através de um processo criterioso, que levou em conta elementos como o repertório artístico, experiência com jovens e crianças e consciência social.
Além das oficinas de dança, o projeto oferecerá para as crianças contempladas uma pluralidade de atividades culturais, transitando por linguagens como o circo, teatro, música e a cultura popular.
No evento de abertura, realizado em dois períodos para contemplar todas as turmas, a equipe do projeto reuniu todas as crianças e jovens do Centro Comunitário num espaço aberto para contextualizá-los sobre o formato e as propostas das atividades.
Houve apresentação das metodologias de trabalho, performance de dança e interação com os participantes.Além dos representantes da Usina Estiva e do Centro Comunitário Ana Fioreli, estava presente a assistente social Bruna Camargo, representando a Diretoria Municipal de Desenvolvimento Social.Fonte;Usina Estiva.(Alvani)