Primeira sessão ordinária do ano tem propostas de autoria dos vereadores
▪Vários temas foram abordados pelos vereadores na sessão ordinária do início da noite de 07 de fevereiro.
▪Ainda que a Câmara tenha realizado três sessões extraordinárias em janeiro, a sessão de segunda-feira foi a primeira ordinária, que absorve maior variedade de matérias, como indicações, requerimentos e moções.
▪Apenas entre as indicações, quase 40 delas foram apresentadas e debatidas na primeira parte da sessão.
Piso dos professores
▪Duas matérias trataram do novo piso nacional dos professores: uma moção do vereador João Pirolla (Republicanos) pedindo ao prefeito Mi Reggiani (PSDB) para conceder o aumento de 33,24% e uma moção de repúdio de Professor Antônio (Podemos) direcionada à Confederação Nacional dos Municípios, que recomendou o não pagamento do novo piso.
▪Os documentos foram aprovados por unanimidade.
▪O presidente Jair Bolsonaro anunciou, no último dia 27 de janeiro, que o governo vai manter o reajuste de 33,24% do piso salarial dos professores da educação básica. Com a medida, o piso da categoria será de R$ 3.845,63 em 2022 — antes era de R$ 2.886,00 — para a jornada de 40 horas semanais.
Outras matérias
▪Ainda entre as moções, de autoria do presidente Marcelo Francischetti (Avante), foi aprovada moção de congratulação ao novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Conselheiro Dimas Ramalho.
▪Entre os requerimentos foram aprovados pedido de explicações ao prefeito de autoria do vereador Zequinha Kawachi (PSDB) sobre aquisições de cestas básicas e queimadas no Lixão.
▪De autoria da vereadora Juliane Grecco (Republicanos) foram aprovados três requerimentos ao prefeito. O primeiro pede explicações sobre cotação de preços aberta para valores da coleta do lixo domiciliar. O requerimento gerou debates entre os vereadores.
▪O segundo requerimento da vereadora pede explicações sobre convocação de supervisores educacionais para a rede municipal de ensino. O terceiro quer informações sobre o planejamento para o ano de 2022 para a área de saneamento básico, englobando as vertentes água e esgoto, de responsabilidade do SAAEI, drenagem de águas pluviais e resíduos sólidos.
▪Guilherme Hernandes (PP) é autor do requerimento que pede explicações sobre concessão de adicional em grau máximo de insalubridade (40% do salário mínimo) aos profissionais da prefeitura que atendem pacientes com Covid e doenças infecciosas. O requerimento repercutiu bastante nas falas dos parlamentares.
▪O vereador Marinho Almeida (DEM) pediu informações sobre a situação contratual do médico clínico-geral que atende em Nova América.
▪João Pirolla apresentou questionamento se os campos de futebol dos times de Tapinas XV de Novembro e Grêmio são áreas públicas municipais. A matéria também foi debatida entre os vereadores.
▪A próxima sessão ordinária será na segunda-feira que vem, dia 14 de fevereiro, às 18h30.
➡Pauta da sessão
➡Vídeo da sessão
➡Fotografias
➡Versão em áudio desta notícia
Jornalismo – Câmara Municipal ITAPOLIS SP

Quer ficar por dentro das notícias do Brasil e do mundo?
Aproveite a promoção SKY por tempo limitado da melhor programação em Alta Definição e tenha filmes, séries, desenhos, esportes, documentários, notícias, curiosidades, canais variados e muito mais no conforto de sua casa e com sua família. Ligue grátis agora e conheça nossas promoções no 0800 303 4004.
SKY. A gente se diverte junto!