No último dia 21 de junho, nas dependências do tradicional Rancho do Português, aconteceu o 3º Encontro Regional Sobre a Produção de Leite A2. O evento foi realizado pela Prefeitura de Novo Horizonte, por meio da Diretoria de Agropecuária e Piscicultura, contou com o patrocínio da FAESP e SENAR, que possibilitou um dia todo de extremo aprendizado sobre os benefícios e a importância do Leite A2, reunindo produtores rurais, gestores públicos, estudantes de ciências agrárias e demais interessados, tudo de forma gratuita.
Durante o evento, que atraiu aproximadamente 350 participantes, não só de Novo Horizonte, mais de toda região e estado de São Paulo foram realizadas palestras como forma de agregar conhecimento aos presentes. De acordo com o Diretor de Agricultura e Piscicultura, Carlos Pagani Neto, entre os temas discutidos tivemos sobre leite e saúde, leite de búfala, uma opção saudável de leite tipo A2, agenda ambiental na produção pecuária, manejo reprodutivo, impacto do melhoramento genético para a pecuária leiteira. Cruzamento na pecuária de leite, entre outros.
O leite A2 possui um grande valor nutricional. Sendo recomendado, principalmente, às pessoas que sofrem com desconforto gastrointestinal.O prefeito municipal Fabiano Belentani ressaltou à importância deste acontecimento, que teve a sua terceira edição, para levar à sociedade um produto de extrema qualidade.
Ele ainda pontuou que este trabalho já se tornou uma referência para outros municípios e com uma de expansão para todo o cenário nacional.
Novo Horizonte se tornou o primeiro município brasileiro a entregar, gratuitamente, o leite A2 para os alunos da rede escolar da cidade.Foto: D. Comunicação/PMNH (Alvani)