150 anos da proclamação de Santo Afonso Doutor da Igreja

O  ano último mês de agosto marcou os 150 anos da proclamação de Santo Afonso Maria Ligório como Doutor da Igreja. Foi no dia 11 de março de 1871 que os cardeais, de forma unânime, declararam que o fundador dos Missionários Redentoristas merecia o título reservado aos Doutores da Igreja por sua grande contribuição para a compreensão de algum ponto da doutrina católica e sua vivência.

Santo Afonso tinha sido canonizado há apenas 32 anos (26 de maio de 1839) e isso poderia ter sido um empecilho para receber esse importante título, já que é preciso que uma doutrina ofereça as garantias de perenidade que a Igreja exige daqueles em quem aponta os pilares da fé.

No entanto, desde 1839, os arcebispos e bispos do Reino de Nápoles solicitaram a nomeação de Santo Afonso como Doutor da Igreja. Entre esses bispos estava o futuro Papa Pio IX. Até foi apresentado um abaixo-assinado ao papa Gregório XVI, mas o assunto não teve seguimento.

Depois da canonização de Santo Afonso, entre 1839 e 1865, suas obras foram traduzidas para várias línguas e a sua teologia moral altamente recomendada pela Santa Sé, estava nas mãos do clero.

Milhares de livros se espalharam pelos países, as obras dogmáticas e ascéticas ficaram mais conhecidas do que nunca, graças à tradução francesa dos padres Dujardin e Jules Jacques; finalmente, várias biografias de Santo Afonso foram publicadas.(Alvani)

SKY TV

Quer ficar por dentro das notícias do Brasil e do mundo?

Aproveite a promoção SKY TV por tempo limitado da melhor programação em Alta Definição e tenha filmes, séries, desenhos, esportes, documentários, notícias, curiosidades, canais variados e muito mais no conforto de sua casa e com sua família. Ligue Grátis e Assine Agora 0800 303 4004.
SKY. A gente se diverte junto!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *